mamadeira

Quando substituir a amamentação natural por mamadeira?

O assunto mamadeira é bem controverso entre os pais. Isso porque, o leite materno é uma das formas mais saudáveis e nutritivas de alimentar o bebê.  

Por isso, muitas mães podem sentir grande dificuldade de diminuir o ritmo da amamentação natural e começar a introduzir a mamadeira.  

Mas não se preocupe, uma hora isso vai ter que acontecer e separamos aqui algumas dicas para tornar esse momento mais fácil e tranquilo para a mamãe e o bebê e que com certeza irão te ajudar bastante! 

Em muitos dos casos, as mães precisam introduzir a mamadeira pois acaba a licença maternidade e elas têm que voltar a trabalhar, ou apenas não é possível fazer a amamentação natural, etc.   

Nessas situações, o bebê provavelmente ainda é novo, e por isso o ideal é continuar alimentando ele com o leite materno, e então será necessário fazer a extração dele, que pode ser realizada com a bombinha manual ou elétrica.  

Mas quando eles já estiverem um pouco maiores, você pode optar por dar a mamadeira com leite em pó mesmo, devendo sempre se analisar se será a melhor opção, afinal, a extração dá bastante trabalho e nesse momento ela já não será mais tão necessária. 

No entanto, sempre recomendamos que tenha a opinião de um profissional capacitado antes de tomar qualquer decisão.

mamadeira step up 150ml azul5
Fonte: Chicco Oficial

Dicas para introduzir a mamadeira 

Se por qualquer circunstância você vai precisar substituir a amamentação natural pela mamadeira, precisa ter muito cuidado. 

Isso porque esse processo deve ser feito na hora certa, e tudo depende da melhor adaptação e desenvolvimento de cada bebê, tanto com a amamentação natural, como com a mamadeira. 

Cada bebê tem seu próprio organismo e características, por isso não se desespere e nem compare seu filho com os outros. 

Caso surjam dúvidas ou algum problema com a amamentação, sempre procure um médico para te orientar.  

Não tem uma idade específica em que essa troca na forma de amamentação deve ser feita, isso é algo que os pais devem entender como o melhor momento, tanto para a mãe como para o bebê, e se ajustar conforme o que acontecer. 

Agora vamos às dicas:  

  • Não se apresse 

Esse pode ser um erro muito grande.  

Muitas mães acabam tentando introduzir o leite extraído muito cedo, sem necessidade, inclusive no primeiro mês. 

Porém, nesse período inicial o corpo da mãe e do bebê ainda estão se acostumando com a amamentação e se adaptando a ela, tentar forçar as coisas pode prejudicar essas etapas e torná-las até mais difíceis depois.  

Se você sabe que precisará acostumar seu filho muito rápido a mamadeira, por motivos de trabalho ou algo assim, use o tempo que terá de licença maternidade para ir introduzindo-a aos poucos com o leite extraído, de maneira gradual e tranquila.  

Faça um planejamento conforme o seu calendário, e peça até mesmo ajuda médica se houver necessidade, mas não tenha tanta pressa, dê tempo ao tempo. 

Caso após o parto o seu bebê esteja com alguma dificuldade de realizar a amamentação natural através do seio, procure orientação médica, pois nesses casos pode ser que você precise começar a extrair leite o mais rápido possível, ou realizar alguma outra forma de tratamento e ajuste.  

  • Forma de amamentar 

Para facilitar a amamentação com a mamadeira, no início você deve seguir duas principais dicas.  

Uma delas, é pedir para alguém, que não seja a mãe do bebê, tentar introduzir a mamadeira com o leite extraído.  

Isso é importante, pois o bebê associa a mãe como quem o amamenta e se ver a possibilidade da amamentação pelo seio, dificilmente irá escolher a mamadeira. Por isso o ideal é que ele não a veja ou sinta o seu cheiro. 

A segunda dica, é escolher a posição da amamentação. Para evitar que ele engasgue, nunca o deixe deitado, a melhor posição é semivertical, onde ele ficará como se fosse sentado, mas um pouquinho inclinado.   

Para tornar a amamentação mais parecida com a natural, se o leite estiver numa temperatura de aproximadamente 37ºC, irá parecer mais com a temperatura corporal e por isso, há uma maior chance de o bebê aceitar. 

Além disso, uma dica antes de dar a mamadeira para o seu bebê, é molhar o bico da ponta dela com o leite que tiver extraído, assim ele irá sentir o cheiro e tem mais chance de prová-lo. 

Acredite, siga as nossas dicas e fique atento, no momento certo você irá saber que deve começar a substituir aos poucos a amamentação natural pela mamadeira, até o bebê se adaptar. 

Não fique preocupada se no começo ele estiver rejeitando, isso é normal, como foi dito antes, esse é um passo que precisa de muita calma e paciência, mas vai dar certo! 

Gostou das nossas dicas? Estamos sempre postando conteúdos como esses aqui na Boutique Baby, para te auxiliar nas diversas etapas da maternidade.  

Acompanhe nossas publicações e confira tudo que temos especialmente para você! 

Além disso, dê uma conferida em nosso site, inclusive nos itens citados acima, você vai se surpreender com nossa variedade e qualidade!

Referências:  

Tua Saúde

Revista Crescer

Medela