Uma dessas novidades, que não é tão agradável assim na prática, é o sono do bebê, sendo muito normal e comum existe uma dificuldade quanto a isso.

Após o nascimento da criança, surgem diversas novidades as quais nem todos os pais e mães estão preparados para passar.

Em cada casa existe uma situação diferente, por exemplo, às vezes os pais ainda moram juntos ou a casa é muito populosa.

Algumas dessas características costumam impedir um ambiente pacífico para o crescimento do bebê.

O importante é que você crie hábitos positivos e benéficos tanto para a vida do seu bebê quanto para a sua.

É perceptível que muitos pais e mães perdem a noite de sono por conta do seu filho, não que seja culpa dos bebês, mas que existe toda uma preocupação por trás, além de muitas vezes o choro ser muito alto, impossibilitando a dormida de todos que moram naquela casa.

Por esse motivo, colocar o mau costume desde cedo vai tornar a sua relação com seu filho dependente.

Vamos conferir então algumas dicas de como funciona o sono do bebê e como você pode agir ir de maneira positiva quanto a este assunto.

sono_do_bebe

Sono do bebê, tudo o que você precisa saber

Fuja dos cochilos no colo

Um dos erros mais frequentes entre as mães é permite que o seu bebê durma no colo, após amamentação e o arroto. Depois desse momento o bebê está bem sonolento, e bem confortável nessa posição que ele se encontra.

Porém, perceba aqui quando ele dorme no seu colo, você não vai aguentar segurar ele por muito tempo e consequentemente ele vai acordar e vai ficar chorando.

A culpa não é sua, pois o sono do bebê costuma ser um ciclo de sono de aproximadamente uma hora de relógio, e após esse tempo ele acorda, mesmo que seja para trocar de ciclo. 

A culpa não é sua que ele acordou, contudo se eles tivessem no berço talvez ele não teria se assustado e acordado de vez.

Pense comigo, se ele dorme no seu colo, onde ele vai querer acordar? Exatamente, em seus braços.

Então, procure não acostumar o seu filho a dormir no seu colo, pois ele tem o local de dormir e é lá que ele deve estar.

Amamente normalmente, coloca o bebê para arrotar e em seguida ponha ele no berço. claro que no início vai ser difícil, e ele vai chorar muito pedindo o seu colo, mas de forma nenhuma você deve ceder.

E as sonecas estão permitidas?

Com toda certeza! As bonecas são mais que permitidas, elas são essenciais e, e não dê ouvidos aqueles que falam que as sonecas tiram o sono da noite.

Os bebês não dormem mais do que 6 horas de relógio durante a noite, então você pode tirar todas as sonecas do dia dele, mas no final não vai adiantar.

Na prática, isso vai sobrecarregar o seu bebê deixando-o muito estimulado, fazendo com que a noite de sono não seja rentável. Permita as sonecas durante o dia de maneira controlada, e aproveite para a noite dormir junto com ele.

Preciso de uma rotina?

Rotinas são permitidas, desde que na medida certa, sem pressionar ninguém.

Essa rotina em relação ao seu filho, deve ser benéfica para vocês três, sendo que os pais e as mães não podem se auto sobrecarregar.

É importante cuidar do nosso bebê, mas tudo tem um limite.

Você não pode deixar de dormir bem, se alimentar saudável, ou viver normalmente como você já vivia antes. Claro que existem mudanças que devem ser feitas após o nascimento do seu filho, mas isso não pode prejudicar a rotina que você já tinha.

E a rotina que estamos querendo falar no texto de hoje, é a rotina do sono.

Respeito é a palavra-chave

Respeite o tempo do seu bebê e quando ele vai começar a fazer as coisas.

Claro que outro filho de algum amigo próximo seu pode dormir tranquilamente sozinho no berço, mas não utilize isso como parâmetro de comparação com o seu bebê.

Todos nós temos um tempo para realizar nossas atividades, e com os bebês não é diferente. Portanto, respeite esse momento, e aguarde que as coisas aconteçam de maneira natural, sem adiantar nada.

Não permita o sono tarde da noite

Essa dica implica diretamente com respeito que comentamos acima. Alguns pais fazem isso de propósito para que durma por mais tempo durante a noite, mas como vimos isso não adianta.

Outros pais gostam de aproveitar mais com bebê, e por isso permitem que eles fiquem acordados até mais tarde apreciando o momento.

Deixar com que o seu bebê durma muito tarde, vai prejudicar o relógio biológico do seu bebê, fazendo com que tudo aconteça de maneira muito desregulada.

Inclusive, é interessante alinhar a sua rotina com a rotina do seu filho, criando então hábitos favoráveis para ambas as partes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *