Você anda na dúvida se pode realmente estar grávida, e quer descobrir os principais sintomas de gravidez? 

Não se preocupe, estamos aqui para te ajudar! 

Na gravidez surgem inúmeras mudanças no corpo da mulher, e por isso dependendo do que estiver acontecendo, você pode sim descobrir se esse é o seu caso, ou se não.  

Gravidez pode agravar Covid-19, sugere estudo - Revista Galileu | Saúde
Fonte: Revista Galileu – Globo

É importante se atentar a isso antes mesmo de procurar um médico ou fazer os testes, para que não crie falsas expectativas sem necessidade. 

Mas sabendo como essas dúvidas são muito comuns, separamos aqui os principais sintomas de gravidez e como eles costumam aparecer, e outras dicas e informações valiosas, para que você entenda melhor o que está acontecendo. 

Vamos lá? 

5 sintomas de gravidez mais comuns 

As pessoas e organismos são únicos, e sendo assim, o modo em que cada corpo apresenta os sintomas de gravidez, também é.   

Por isso você deve ficar atenta a todos eles, e a cada uma das mudanças que estiver ocorrendo.  

Listamos a seguir os sintomas mais frequentes, que mesmo junto com os outros, sempre costumam aparecer em alguma fase da gravidez, principalmente no começo. São eles:  

1- Menstruação atrasada 

Esse é um dos fatores principais e que faz muitas mulheres já ficarem em dúvida se estão grávidas ou não.  

Mas vários outros fatores também podem colaborar para o atraso da menstruação, como questões hormonais, estresse e ansiedade, mudanças recentes no peso corporal, interrupção do anticoncepcional, infecções ou doenças, e etc. 

Além disso também, esse fator só será útil se você tiver uma menstruação com ciclos regulares e com características normais, pois caso contrário não será de grande ajuda. 

Devido a todos esses fatores, a apesar da menstruação atrasada ser um sintoma de gravidez bem conhecido, acaba nem sempre sendo assertiva, afinal pode aparecer por diversos motivos além desse.  

Mas fique de olho, pois esse sintoma pode ser realmente a indicação de algo, ou não ser nada demais. 

2- Sensibilidade nos seios 

Logo no início, nas duas primeiras semanas da gravidez, a mulher já pode sentir algumas mudanças bem evidentes nos seios. 

Normalmente eles costumam ficar muito sensíveis, mais macios ou aumentar de tamanho. Outra coisa que pode acontecer também é o escurecimento das auréolas e veias nessa região. 

Esse sintoma costuma ser mais característico da gravidez, então preste bastante atenção nele! 

3- Cansaço e sono excessivos  

Se você estiver se sentido mais cansada e sonolenta que o normal, saiba que esse também é um dos sintomas de gravidez. 

Ele pode surgir apenas no começo ou durar toda a gestação, e isso acontece pois o seu corpo estará se adaptando para ter as condições necessárias para dar energia ao bebê enquanto ele está em desenvolvimento.  

Nesse processo, é comum que ocorra um grande aumento nos níveis de progesterona no corpo, responsável por manter o revestimento no útero e auxiliar a dar suporte à gravidez. 

4- Aversão a cheiros fortes 

Esse é um dos sintomas de gravidez muito normais no início, onde a mulher pode sentir aversão a alguns cheiros, mesmo que sejam bons ou algo que ela costumava gostar antes, como perfume, produtos de limpeza, etc. 

Inclusive elas podem vomitar ou ter enjoo após sentir esses cheiros, como de gasolina, cigarro, alguma comida, e outros. 

Claro que isso pode acontecer por outras razões além da gravidez, mas se você estiver apresentando esse sintoma com maior frequência, preste atenção pois pode ser sim um indício da gestação. 

5- Alterações de humor 

Nos estágios iniciais, as alterações de humor podem ser um dos principais sintomas de gravidez. 

Isso porque nessa etapa ocorrem muitas mudanças hormonais, que podem causar por exemplo: choro sem saber o motivo, hipersensibilidade e outros, tornando o seu emocional mais instável. 

E aí, gostou das nossas dicas? 

Se você estiver aparentando esses sintomas procure a orientação médica ou faça um teste para ter certeza. 

Acompanhe também nossas publicações, aqui na Boutique Baby estamos sempre trazendo novidades e formas de deixar a maternidade mais fácil e colorida para você! 

Caso queira ver nossa variedade de produtos para bebês e crianças, acesse < https://boutiquebaby.com.br/ > e confira!   

Fontes:

  • Tua Saúde
  • Bebê – Abril
  • Revista Galileu – Globo