A esterilização é um procedimento de higiene muito comum, normalmente utilizado em hospitais, dentistas, manicures e várias outras situações, para evitar expor as pessoas, oferecendo-as riscos de infecções e problemas indesejados. 

O esterilizador é o equipamento utilizado para realizar esses processos, e no caso das mamadeiras por exemplo, ele é muito importante para deixá-las limpas e livres de qualquer micro-organismo. 

Como estamos falando de bebês, que são muito sensíveis o ideal é evitar esse tipo de situação. 

Para eles, o mais recomendado é a utilização de um esterilizador para remover qualquer tipo de micróbio que possa permanecer após o uso desses equipamentos para a alimentação. 

O uso dele faz com que 99% de qualquer sujeira, como micro-organismos presentes nos restos de alimentos ingeridos anteriormente, sejam eliminados.  

Isso é algo muito importante, pois podem ser bactérias e outras coisas assim, que seriam ruins para o bebê e são mais difíceis de serem removidas na lavagem simples, pois são invisíveis a olho nu. 

Tipos de Esterilizador de Mamadeira

Existem até o momento dois tipos de esterilizador de mamadeira, são eles: o elétrico e o para micro-ondas.  

O elétrico funciona como um autoclave, aquele aparelho que muitas manicures por exemplo, usam para esterilizar seus instrumentos. Outras opções diferentes dele, também são usadas por médicos, em hospitais, etc. 

Mas esse não é o mais indicado para a esterilização de mamadeiras, que será feita em casa, no dia a dia para o bebê. 

Por isso é necessário um mais simples, que é no caso o de micro-ondas. Ele tem um preço mais acessível, e pode ser usado com maior facilidade para higienizar a mamadeira. 

No de micro-ondas, as marcas que produzem mamadeiras, costumam ter uma opção de esterilizador que seja compatível com o tamanho dela.  

Esterilizador de micro-ondas funciona? Faz diferença? 

Sim, com certeza. Como já foi dito antes, apenas o esterilizador deixa a mamadeira totalmente limpa e pronta para ser utilizada novamente. 

E o esterilizador de micro-ondas foi criado justamente para suprir essa necessidade de higienizar corretamente as mamadeiras e acessórios do bebê, como a chupeta por exemplo, para não oferecer nenhum risco de contaminação aos nossos pequenos. 

Há várias opções desse produto para micro-ondas marcas boas atualmente, e você pode optar por adquirir o daquela marca que que já tem a mamadeira. 

Mas isso não é estritamente necessário, você também pode comprar um que seja de uma marca mais conhecida.  

Isso porque os esterilizadores são como uma câmara fechada, em que é liberado um vapor de água quente e úmido, para limpar aquilo que estiver lá dentro. 

Ele é como na imagem a seguir, observe: 

Fonte: Produto – Boutique Baby 

Dentre as várias opções deles que existem, a da Philips Avent é a melhor e mais recomendada, por isso ela também é uma excelente escolha. 

Como utilizar o esterilizador de mamadeira para micro-ondas? 

Para esterilizar a mamadeira e os acessórios do seu bebê, deve seguir os seguintes passos a seguir. 

Primeiro você deve destampar o esterilizador e colocar os objetos que irá limpar dentro dele, como mamadeira, copos, chupeta, tampas, etc. 

Em seguida insira aproximadamente 200-300 ml de água nessa base do esterilizador e o feche com a tampa. 

Depois, coloque o equipamento no micro-ondas por de 2-6 minutos e pronto! 

Fonte: Produto – Boutique Baby 

Super prático né? 

O tempo no micro-ondas vai variar de acordo com a potência do seu equipamento. Para o esterilizador da Philips, são elas: 

  • 2 minutos: 1200-1800 W 
  • 4 minutos: 850-1100 W 
  • 6 minutos: 500-800 W 

E outra vantagem ainda, é que esse esterilizador vem com uma pinça para que você remova os itens sem contaminá-los. 

 E se a mamadeira permanecer fechada, a esterilização dura até 24 horas. 

Gostou de saber mais sobre os esterilizadores e como eles são úteis e super fáceis de usar? 

Aqui no site Boutique Baby estamos sempre divulgando informações e conteúdos como esse que podem te ajudar, acompanhe nossas publicações e confira!