Já se pegou pensando qual é a forma correta de higienizar a mamadeira, chupeta e outros produtos similares para bebê? 

Como esses utensílios entram constantemente em contato com a boca das crianças e bebês é necessário que sejam limpados a cada uso, para evitar o crescimento e ingestão de microrganismos, como fungos e bactérias. 

A maioria bebês e crianças ainda estão desenvolvendo seu sistema imunológico nos primeiros anos de vida, e por isso você não pode deixar de fazer a esterilização de todos esses produtos após cada uso, para garantir que estejam limpos, evitando assim doenças, contaminações e outros. 

Muitos restos alimentares, ou outras sujeiras ficam presentes em itens como a mamadeira e a chupeta, como por exemplo leite, suco, saliva, fórmula, etc. 

Pensando nisso separamos aqui algumas das formas mais conhecidas de se higienizar esses produtos, e te mostrar dentre elas quais são as mais eficazes, e as mais economicamente viáveis. 

Principais formas de higienização das mamadeiras e chupetas 

Antes de explicarmos sobre cada uma das opções que existem no mercado e são mais usadas, queremos deixar claro que todas tem seus pontos fracos e fortes, e você é quem precisa decidir o que for melhor de acordo com as suas necessidades.  

Nosso objetivo é abordar mais profundamente sobre cada alternativa, para que assim tenha mais informações antes de escolher um dos métodos de limpeza desses produtos. 

Vamos lá? 

1) Água e detergente  

Uma das opções de higienização mais básicas é essa com água e detergente, há ainda como adicionar vinagre também. 

Essa é uma das formas mais rápidas e práticas, porém remove apenas a sujeira mais superficial, visível a olho nu, e por isso não tem um resultado muito bom. 

2) Água fervente 

A água limpa fervente é uma solução que limpa bem a mamadeira e chupeta. 

Para realizar esse procedimento basta ferver a água em uma panela, após atingir a fervura permaneça com o fogo ligado por cerca de 5 a 10 minutos, e em seguida pode aplicá-la sobre os produtos. 

Tome muito cuidado com contaminá-los depois, por isso o recomendado é esperar que eles escorram e sequem naturalmente, sem fazer isso com um pano ou algo do tipo. 

Você também pode optar por esquentar a água no micro-ondas e realizar o mesmo procedimento. 

A grande vantagem desse modo de esterilização e do anterior é que envolvem poucos gastos e itens que você provavelmente já tem na sua casa, e podem ser boas  opções de limpeza. 

3) No esterilizador 

Você já ouviu falar do esterilizador?  

Ele é um produto feito especificamente para limpar corretamente e é o único método capaz de eliminar completamente todos os micro-organismos, ou seja, deixando sem nenhuma bactéria ou fungo. 

A desvantagem do esterilizador é que diferente dos métodos anteriores você precisa adquirir esse produto, que varia em média de 135 a 150 reais. 

O esterilizador a vapor pode ser utilizado no micro-ondas, e elimina os germes prejudiciais à saúde em até 2 minutos, o que acaba sendo uma opção super prática para o dia a dia com o bebê. 

Por ser a vapor ele funciona como uma cúpula fechada, onde você deve colocar a mamadeira, chupeta, bicos e etc, e preencher com água, e assim que a água começar a esquentar no micro-ondas ele vai esterilizando todos itens. 

Observe o formato do esterilizador na imagem a seguir:

Fonte: Philips Avent 

Além disso, como tudo estará dentro desse recipiente tampado, não há risco de contaminação após a esterilização, e ele vem com uma pinça para que você remova cada produto com a máxima higiene e segurança. 

Outra observação importante é que o esterilizador deve ser comprado preferencialmente da mesma marca da mamadeira, pois já terão encaixes perfeitos para elas, mas o uso de outros também é possível, esse acima é o da marca Philips Avent.   

A esterilização de mamadeira deve ser feita após cada uso desses produtos que estão sempre em contato com a boca, e quando eles caírem no chão ou ficarem expostos a sujeira de alguma outra forma.  

E aí, gostou das nossas dicas sobre as principais formas de esterilização dos utensílios do bebê? 

Pode estendê-las também para quando seu filho estiver maior e precisar ainda higienizar itens como copos, talheres, chupeta, bico de mamadeira, e outros. 

Afinal, limpeza nunca é demais e garantirá que ele esteja mais seguro. 

Agora já sabe quais são as melhores formas e pode ver qual mais se encaixa na sua realidade. 

Caso tenha se interessado em adquirir o esterilizador de mamadeiras, acesse a loja da Boutique Baby através do link <https://boutiquebaby.com.br/esterilizadores/> e veja todos os nossos modelos de pacotes ou individuais que incluem esse produto! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *