Uma das dificuldades encontradas é o momento de colocar o bebê para dormir, mas eu sim o seu bebê não dorme à noite, o que pode ser?

O nascimento de um bebê significa alegria na casa toda, mas essa nova chegada não significa somente felicidade, pois com ela surgem responsabilidades rígidas a serem seguidas, incluindo surpresas (nem sempre agradáveis).

Existem diversos fatores para explicar esse tipo de situação, e um deles pode ser o seu hábito na hora do sono do seu filho. Algumas coisas implicam diretamente com a rotina do seu filho, a exemplo de cochilos no seu colo.

Vamos então falar o que você pode fazer nas noites em que o seu bebê não dorme e quais podem ser as causas desse acontecimento. 

Nada de preocupações, pois no fundo pode ser algo facilmente resolvido ou até mesmo uma questão de adaptação. Lembre-se que o seu bebê deve estar passando por um momento difícil, visto que esse mundo é totalmente novo para ele, então mantenha a paciência.

Além disso, é interessante que você comunique o seu médico profissional de confiança, se o seu bebê tiver um pediatra melhor ainda, e então converse sobre o assunto.

bebe_nao_dorme

Por que o meu bebê não dorme?

Entenda que é normal o seu bebê acordado durante a noite, inclusive para mamar. Não é regra, porém o comum é que a cada 3 horas eles acordem, e você vai identificar que eles querem amamentar por conta do choro.

O problema existe somente quando o seu bebê não dorme de maneira nenhuma dormir ir ou apresenta dificuldades para pegar no sono. Além disso, alguns bebês acordam sem motivo, e aí que mora o problema, sendo necessário uma intervenção médica para investigar a situação como um todo.

A parte boa é que você pode identificar a solução a partir do momento em que verifica qual a origem do problema.

Esse tipo de acontecimento costuma implicar diretamente com a nossa rotina, então nós, pais e mães, não conseguimos manter o nosso sono em dia, e isso prejudica a nossa rotina.

Sem conseguir dormir direito, você não vai conseguir fazer as suas atividades de praxe, prejudicando todo o andamento da sua vida e a do seu bebê.

O seu bebê tem uma rotina?

Uma das perguntas que devem ser feitas ao perceber que o seu bebê não dorme é se ele tem uma rotina. Claro que os bebês não conseguem agir da mesma forma que as crianças maiores vivem, contudo até as refeições devem ser dadas em horários estipulados previamente, os cochilos sejam monitorados, enfim.

Perceba que tudo o que o seu bebê precisa deve ser monitorado de maneira direta e efetiva, pois assim você consegue construir uma rotina. Dessa maneira, você estará acostumando o seu filho a manter hábitos frequentes e o relógio biológico não será afetado.

Essa rotina do seu bebê vai te ajudar também, pois alinhar essas duas programações, fará com quem os dois possuam um dia mais leve e ninguém vai sair prejudicado.

Você está sobrecarregando o seu bebê?

Muitos pais e mães acreditam que impedindo bebê de cochilar no período de sorno, ajudará a ter um sono mais profundo durante a noite. Na verdade, esse é um dos mitos mais frequentes quando o assunto é maternidade.

Na prática, o seu filho estará então estipulado a ficar acordado que o sono dele durante a noite não será rentável. Essa dica implica diretamente na rotina, pois se você controla uma quantidade razoável de cochilos durante o dia você não terá problemas durante a noite.

O que não pode acontecer é sobrecarregar o seu filho de maneira a deixá-lo super estimulado. Respeite os momentos e os horários que o seu filho precisa para os seus primeiros dias de vida.

O que posso fazer para ele dormir a noite toda?

Perceba que tudo que comentamos acima é uma junção de fatores que precisam ser praticados para que você atinja bons hábitos.

Não tente nada muito anormal, pois esses problemas são comuns e frequentes, você não é o primeiro a passar por essa situação, e com certeza não será o último. Lide com tudo isso com calma e paciência, tudo vai melhorar.

É interessante que você crie uma espécie de relaxamento com seu bebê.

Alguns pais e mães procuram fazer massagens relaxantes após o banho dos seus filhos, assim o corpo do seu filho estará mais relaxado, além da sua saúde mental está sendo trabalhada com toda essa técnica.

Caso você opte por essa opção, tente conversar com o bebê. Sabemos que ele não sabe falar, mas ele pode começar te entender, então procure palavras mais fáceis e que esse primão sentimentos leves e tranquilos.

Outra dica é que você fuja de técnicas ruins, não que exista o certo ou errado, mas existem hábitos que são ruins para a rotina do seu filho.

Procure não optar por alternativas que crie uma relação de dependência entre você e o seu filho. Um exemplo disso é o cochilo no seu colo, pois se ele dorme nos seus braços ele espera acordar lá, e ninguém consegue segurar por tanto tempo uma criança.

Nesse sentido, evite criar dependência entre vocês, mas procure se dedicar ao relaxamento dele de maneira íntima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *