Tudo bem suplementar a dieta do meu bebê amamentado com fórmula?

Sim, é perfeitamente seguro suplementar a dieta de um bebê amamentado com fórmula. Algumas mães decidem suplementar com fórmula quando voltam ao trabalho. Elas podem ter problemas para bombear regularmente, mas não querem desistir inteiramente da amamentação.

Foto: Shutterstock

Outras complementam porque o bebê não está recebendo leite materno suficiente para crescer adequadamente. E muitas mães querem apenas a liberdade de deixar um membro da família ou babá dar uma mamadeira ocasional.

Quaisquer que sejam suas razões para suplementar, tenha em mente que qualquer quantidade de leite materno é sempre melhor do que nenhuma, então quanto mais você puder amamentar seu bebê, melhor – mesmo que seja apenas uma ou duas vezes por dia. Embora a fórmula forneça todos os nutrientes de que seu bebê precisa, ela não possui os fatores imunológicos únicos que podem proteger seu bebê de algumas doenças.

A suplementação com fórmula afetará meu suprimento de leite?

Seu suprimento de leite materno depende da demanda de seu bebê por isso, então, quanto menos você amamentar, menos leite seus seios produzirão.

Fórmulas mais comuns

Se você suplementar com um ou dois frascos por semana, o efeito no suprimento de leite deve ser mínimo. Mas se você começar a suplementar com fórmula regularmente, mesmo que seja apenas uma refeição por dia, o suprimento de leite diminuirá (pelo menos até que você restabeleça a alimentação perdida).

Você também pode bombear o leite materno quando você está dando a seu bebê fórmula suplementar para construir um banco de leite expresso para congelar e usar mais tarde. Isso ajudará a manter seu suprimento de leite, mesmo quando você estiver usando mamadeira com fórmula ou leite materno com mais frequência.

Extrator de leite

Como sei se meu bebê está tomando leite materno o suficiente?

Muitas mães temem que não produzam leite suficiente para seus bebês, mas a maioria das mulheres produz leite em abundância. Aqui estão três maneiras de saber se seu bebê está recebendo o suficiente:

Foto: Shutterstock
  1. Muitas fraldas sujas. Um bebé com menos de 1 mês de idade que estiver se amamentando bem, terá fezes amarelas de mostarda frequentes. Alguns bebês têm um depois de cada mamada. Seu bebê também terá seis a oito fraldas molhadas por dia, se ele está recebendo leite materno suficiente.
  2. Pese seu bebê várias vezes por semana.
  3. Você está amamentando pelo menos sete vezes a cada 24 horas. (Durante o primeiro mês do seu bebê, você deve amamentar ainda mais, pelo menos oito a 12 vezes por dia.) Mesmo que seu bebê queira mamar o tempo todo, isso não significa necessariamente que ele esteja com fome. Alguns bebês amamentam para ter conforto, têm um forte desejo de sugar ou simplesmente desejam contato com a mãe.

Quais são alguns sinais de que meu bebê precisa de uma fórmula suplementar para o crescimento?

Fale com o médico do seu bebê se tiver alguma preocupação com o ganho de peso, crescimento ou hábitos alimentares de seu bebê. Aqui estão alguns sintomas que justificam uma ligação:

Foto: Shutterstock
  1. Mais do que a perda de peso normal em um recém-nascido. Os bebês perdem até 10% do peso ao nascer durante os primeiros cinco dias de vida. No quinto dia, eles começam a ganhar cerca de 30 gramas por dia e, em 2 semanas, devem voltar ao peso ao nascer.
  2. Seus seios não se sentem macios ou vazios depois de amamentados, o que pode ser um sinal de que seu bebê não está tomando leite suficiente.
  3. Menos de seis fraldas molhadas em um período de 24 horas, uma vez que seu bebê tenha 5 dias de idade.

Quando posso começar a suplementar com fórmula?

Se o seu bebê é um recém-nascido, você pode querer esperar até que ele tenha pelo menos um mês de idade antes de introduzir a fórmula. Os consultores de amamentação recomendam que você espere tanto tempo para que sua rotina de amamentação e seu suprimento de leite fiquem bem estabelecidos, de modo que uma mamadeira ocasional não atrapalhe muito a rotina. Nessa idade, a maioria dos bebês não reluta completamente em experimentar uma mamadeira ou uma nova fonte de alimento.

Se seu bebê tiver mais de um mês, você pode oferecer a fórmula a qualquer momento.

Foto: Shutterstock

Qual é a melhor maneira de introduzir o suplemento?

Infelizmente, não há maneira perfeita de começar a suplementação, e é comum que os bebês recusem a fórmula em uma mamadeira inicialmente. Não desista com demasiada facilidade – pode demorar mais do que algumas tentativas para que o seu bebé beba a fórmula de uma mamadeira.

Se o seu bebê está acostumado a tomar em uma mamadeira, a transição pode ser um pouco mais fácil, embora ela possa ver o que está na mamadeira .

Foto: Shutterstock

Posso misturar leite materno e fórmula em uma mamadeira?

Os consultores da amamentação dizem que é melhor não misturar o leite materno com a fórmula, porque você pode acabar desperdiçando o suado leite materno se o bebê não terminar a mamadeira. Em vez disso, alimente seu bebê com o leite materno bombeado primeiro, e se ele ainda estiver com fome, ofereça uma nova mamadeira com fórmula.

Foto: Shutterstock

Como a suplementação com fórmula afetará meu bebê?

Se você começar a suplementar regularmente, seu bebê pode começar a recusar o seio. Uma mamadeira fornece leite mais rápido do que um seio, portanto, se seu bebê é um comedor entusiasta, ela pode preferir o sistema de entrega rápida da mamadeira.

Você também pode notar que seu bebê está disposto a ir um pouco mais longe depois de uma refeição de fórmula. Isso porque os bebês não digerem a fórmula tão rapidamente quanto digerem o leite materno, então é provável que se sintam mais completos.

Os movimentos intestinais do seu bebê serão marcadamente diferentes quando ela estiver bebendo alguma fórmula. E as fezes serão marrom, terão um odor mais forte e provavelmente serão menos frequentes do que quando ele estava bebendo apenas o leite materno.

Se o vômito ou fezes do seu bebê contiverem manchas de sangue após a introdução da fórmula, ligue para o médico do seu bebê. Este é um sinal de intolerância ao leite.

Ficou alguma dúvida? Chama a gente no Whatsapp ou no chat do nosso site, a gente esclarece tudo pra você 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *