Onde Comprar?

Desfralde - Os principais desafios

Desfralde – Os principais desafios

Seu filho está passando por essa fase do desfralde, mas encontrando muitas dificuldades no processo, e você não sabe como ajudá-lo? 

Não se preocupe, viemos aqui te ajudar! 

O desfralde é um momento que todas as crianças passam, onde começam a ter mais autonomia, e acaba se tornando uma das maiores preocupações dos pais, seja por não saber como começar, como orientá-los, etc.  

Mas tudo isso é muito normal, afinal o desfralde é diferente para cada criança, mas conversar com outros pais e pesquisar sobre o assunto, são pequenas ações que já podem ajudar muito.  

Veja abaixo alguns dos principais desafios do desfralde, como e quando iniciá-lo.  

Qual é a idade ideal para o desfralde? 

Antes de atingir os dois anos de idade, o corpo das crianças ainda não tem bem desenvolvida a maturidade o suficiente para exercer o controle das vontades de xixi e cocô, sendo assim, para evitar constrangimentos e desconforto para a criança, além de um maior trabalho para os pais, é recomendado que ele comece a partir dessa idade.  

Deste modo, o ideal é que ele ocorra entre 2 anos e meio e 3 anos de idade, e entre esse período, é importante se atentar aos sinais de prontidão ao desfralde. Sendo alguns dos principais: 

  • Já ter consciência e nomear xixi e cocô corretamente: é essencial que seu filho consiga dizer o nome das necessidades que precisar fazer.  

Além disso, quando eles começam a avisar os pais o que precisam fazer, quando sentem vontade, significa que estão mais maduros e sabem a hora que precisam ir ao banheiro.  

  • Incômodo com a fralda: Quando a criança começar a ficar incomodado e reclamar da fralda suja, é nesse momento que surge a oportunidade de você mostrar pra ele que existem alternativas mais práticas, confortáveis e higiênicas.  
  • Imitação: Quando as crianças começam a prestar atenção nas ações dos outros membros da casa, como os pais, irmãos e etc, indo ao banheiro e querem imitar, essa é uma forma na qual elas aprendem muito, e uma excelente dica para começar o desfralde.  

Por essas razões, é interessante observar todos os sinais e comportamentos que o seu filho dá no dia a dia, para perceber se está se preparando para que o desfralde seja espontâneo. 

Quais os principais desafios do desfralde? 

Os principais desafios são muitos, e um deles é a compreensão de que cada criança terá um processo diferente e único, e que o suporte e paciência serão essenciais nesse momento por parte dos pais.  

Entenda que o desfralde não é algo que vai acontecer do dia pra noite, é um processo, e a criança vai acabar sujando as roupas, a cama, e etc.  

Por isso, evite pressionar a criança, pois isso pode tornar essa fase ainda mais difícil, o ideal é que os pais sejam calmos, escutem mais e procurem possíveis soluções para facilitar essa etapa de adaptação, como o troninho e outras.  
 

E então, gostou das nossas dicas de hoje sobre os principais desafios do desfralde e como lidar com eles? 

Utilizando como base todas essas dicas de como ajudar os pequenos a lidar com esse momento, você poderá obter excelentes resultados, proporcionando a ele um maior conforto e tranquilidade.  

Com certeza agora que você conhece todas essas dicas e informações, se sentirá mais segura e tranquila, sabendo de toda a qualidade que pode passar a existir no sono do seu filho, o que lhe permitirá aproveitar todos esses benefícios para otimizar o desenvolvimento seguro dele.   

E para trazê-lo ainda mais conforto, todos os melhores modelos, cores, estampas, acessórios e etc, além de outros produtos e marcas renomadas, com preços mais acessíveis do mercado, você encontra no site da Boutique Baby, acesse e confira tudo o que temos a te oferecer! 

Fontes: