Hoje listamos alguns cuidados com o bebê que você deve adicionar na sua rotina e colocar em prática com seu filho.

Como nascimento do bebê e, muitas responsabilidades surgem com tempo e a necessária está atento aos cuidados imprescindíveis com este bebê.

Obviamente, existem muitos cuidados, porém hoje citaremos aqueles que são primordiais e frequentemente esquecidos pelos pais e mães.

E não se preocupe, não há nada de errado em esquecer um cuidado outro, pois entendemos que é muita informação em pouco tempo.

Outro ponto importante e que deve ser citado é o fato de quem caso você tenha uma pediatra de confiança, é interessante que você realize uma visita específica para se informar sobre esses cuidados com o bebê.

E se o seu caso for de quem não tem condições (sejam elas de qualquer natureza) não entre em desespero, pois isso é comum também.

O importante é que você se preocupe com o bebê e procure sobre o assunto, a exemplo do que você esteja fazendo agora.

Apenas pelo fato de consumir esse conteúdo já mostra interesse no tema. Então, vamos às dicas de cuidados com o bebê.

cuidados_com_o_bebe

Como obter cuidados com o bebê?

A pele é um dos requisitos primordiais no que se refere a cuidados com o bebê, pois a indústria dos cosméticos cresce a cada dia, e nos empurram produtos das mais diversas procedências.

Há quem diga que existem produtos específicos para bebês, e que vão ajudar na limpeza da pele, enfim. Isso na verdade é um mito e trataremos sobre isso agora.

Os produtos que devem ser usados na pele do bebê não podem conter nenhum tipo de tóxicos, que é o mais comum na maioria desses cosméticos.

O essencial é que utilize produto de natureza neutra, assim você não interfere de maneira agressiva na pele do seu filho.

A parte das nádegas deve ser limpa com somente água e algodão, nada mais. Da mesma maneira, deve-se utilizar esse método para higienizar a região perianal.

No momento de trocar as fraldas, é suficiente o uso de sabonetes suaves, e claro, seguido do enxágue completo. Perceba que não tem nada de anormal e nem especial.

Não se deixe levar por propagandas ou discursos prontos. O seu bebê exige uma limpeza correta, com produtos baratos e fáceis de encontrar.

Como higienizar o umbigo?

O umbigo é uma parte muito sensível do bebê, e muitos pais e mães têm dúvida de como limpar essa região sem prejudicar a saúde do bebê. Quando não estão limpos de maneira correta, o umbigo pode acumular tipos de secreções, então mantenha-se atento.

A maioria dos profissionais pediatras costuma recomendar a limpeza diária dessa região, podendo atingir 3 vezes por dia.

Na hora de trocar a fralda, utilize cotonetes de algodão com álcool 70% para realizar uma higiene profunda do coto umbilical. Por ser sensível, imaginamos que estamos incomodando o bebê, mas na verdade ele não sente isso.

Geralmente, em uma ou duas semanas esse coto umbilical pode cair, e é normal. Avise o seu pediatra, e possivelmente ele vai recomendar que você continue a higienização frequente.

Quais os cuidados com as mãos e unhas?

Os bebês costumam levar a mão até o olho, boca e nariz, inclusive os adultos também. Por esse motivo, é importante que você tenha atenção com essa região, para evitar infecções ou doenças.

Prefira sempre unhas mais curtas, para evitar a proliferação de alguma bactéria ou vírus. É normal que nas primeiras essas unhas estejam mais moles, e por isso apenas uma lixa de unha vai resolver o comprimento, sem a necessidade de tesoura.

No momento que você perceber que a unha está mais durinha, utilize as tesouras, porém as que não tem ponta. Tudo isso com a finalidade de evitar quaisquer problemas.

E as orelhas?

Assim como nós, adultos, os bebês também produzem cera do ouvido, mas todo cuidado com essa região é pouco.

Para essa parte, não é recomendado o uso de cotonetes de algodão, mesmo que isso já seja um costume para nós.

O cotonete vai empurrar essa cera, e nesse sentido, limpe somente a parte externa com um paninho.

O mais recomendado é que você, na hora do banho, passe água na parte externa da orelha, e seque com a toalha (de preferência, macia).

Troca de fralda

Sabemos que parece óbvio, mas quando o bebê fica molhado ou sujo na área da fralda, nem todas as mães trocam imediatamente essa fraldinha, colocando uma limpa.

Acontece que manter o seu bebê limpo e higiênico evita assaduras, então torne isso um hábito e verifique sempre o estado da fralda que o seu bebê está no momento, além do conforto que é uma fralda limpa, claro.

Alguns pais colocam talco e pomada que evitam assaduras, mas isso fica ao seu critério. O nosso lembrete é para manter o seu filho limpo e confortável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *